O QUE FAZEMOS

O Instituto Cultural Santos=Dumont está sempre engajado em promover ações diretas à sociedade para promover a educação e incentivar o desenvolvimento científico, incentivando o surgimento de novos inventores brasileiros, bem como por meio de ações indiretas à sociedade, valorizando o nome e o legado do ‘Pai da Aviação’ através de palestras, exposições e ações de imprensa, com o objetivo de inspirar as novas gerações.

Exemplo disso foi a exposição itinerante “Santos=Dumont e Turma da Mônica – Um Sonho que Virou História” realizada em 2006.

O evento teve início na sede da FIESP – Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, de 23 de outubro a 24 de novembro de 2006, e depois seguiu para Brasília, na Caixa Cultural, de 12 de abril a 27 de maio de 2007. Com entrada gratuita, a mostra encantou os visitantes com 60 painéis ilustrados por  Maurício de Sousa que, com muito bom humor, retrataram o desejo incansável do homem de voar e conquistar os céus.

A trajetória fascinante de Santos=Dumont foi narrada desde seus experimentos iniciais até a criação do Demoiselle, o primeiro avião construído em série no mundo. Mauricio de Sousa, criador da Turma da Mônica, enfatizou que a exposição tinha o propósito de resgatar valores culturais e históricos, servindo de exemplo e referência para crianças e adultos.

A iniciativa dessa exposição marcante do Instituto Cultural Santos Dumont contou também com a presença do Astronauta Marcos Pontes que reconheceu a importância de disseminar o legado e os feitos do Pai da Aviação entre o público jovem. Após o sucesso em São Paulo, a exposição seguiu para Brasília, onde esteve aberta à visitação pública na Caixa Cultural.

Ao proporcionar uma narrativa visual envolvente, a exposição permitiu que crianças e adultos mergulhassem na história de Santos=Dumont e da aviação brasileira, inspirando novas gerações a sonhar e acreditar no poder da ciência e da inovação.